ANEEL aprova reajuste tarifário de três permissionárias na região Sul

Os reajustes de duas permissionárias do RS e uma de SC foram definidos conforme os Procedimentos de Regulação Tarifária, afirma ANEEL

ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) autorizou, na última terça-feira (12), o reajuste tarifário de três permissionárias da região Sul – a CepragCoopersul e Coopernorte.

Confira, na tabela abaixo, os índices para cada classe de consumo.

De acordo com dados da Ceprag, os consumidores residenciais terão uma redução de 7,49% na conta de energia; os clientes de alta tensão terão uma redução de 6,28%; e os consumidores de baixa tensão uma diminuição de 6,59%.

Já os consumidores da permissionária Coopersul terão um aumento de 5,94%; os clientes de alta tensão um percentual de 12,18%; e os consumidores de baixa tensão terão um aumento de 9,68% na conta de energia.

Por fim, os clientes residenciais da Coopernorte terão um percentual de 8,49% na conta de luz; os consumidores de alta tensão um aumento de 5,93%; e os de baixa tensão um acréscimo de 10,05%

Segundo a ANEEL, no caso das permissionárias Coopersul e Coopernorte, houve a retirada parcial dos descontos nas tarifas de suprimento de energia.

“Na decisão da diretoria, foram fixadas as Tarifas de Suprimento das supridoras para as permissionárias com data de aniversário em 22 de dezembro de 2023, os valores das quotas anuais da CDE (Conta de Desenvolvimento Energético) e do PROINFA (Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica)”, afirmou a Agência.

“Também foram homologados os valores mensais de recursos da CDE a serem repassados pela CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) às permissionárias com data de aniversário em 22 de dezembro de 2023, de modo a custear os descontos retirados da estrutura tarifária”, complementaram. 

Fonte: Canal Sonal
Autor: Yvana Leitão
Foto: Freepik

A Usinergy Projeta, Constrói e Aluga frações de Usinas Fotovoltaicas para Residências, Empresas de Pequeno a Grande Porte.

Fique ligado